Deck de Exterior

À medida que os dias se tornam mais quentes e as horas de luz aumentam, muitos de nós voltam a sua atenção para os espaços exteriores. Se está a pensar transformar o seu jardim, pátio, varanda ou terraço num lugar de lazer e conforto, escolher o deck certo é uma decisão fundamental para o sucesso do seu projeto.

Qual o melhor deck para exterior?

Existem muitas alternativas de materiais para fazer um deck exterior, nomeadamente, a madeira, a cerâmica ou o compósito, cada uma com suas vantagens e desvantagens, pelo que, iremos seguidamente explorar as opções mais populares, para ajudar a uma decisão informada.

Deck de Madeira

Uma das opções mais tradicionais é o deck de madeira exterior, valorizado pela sua beleza natural.
Estes pavimentos são extremamente antiderrapantes, graças às propriedades intrínsecas da própria madeira e permitem o escoamento da água para debaixo do deck, eliminando a possibilidade de grandes empossamentos.

Deck Cerâmico

O deck cerâmico é conhecido pela sua resistência a riscos, manchas e desgaste. A ampla variedade de designs, cores e texturas permite personalizar o seu espaço exterior com um visual que pode imitar materiais como a madeira, ou adotar um estilo totalmente diferente e único.

Os decks de cerâmica são normalmente fáceis de limpar, usando apenas de água e detergente.

Contudo, podem ser desconfortáveis para caminhar com pés descalços quando expostos ao sol intenso.

São frágeis e fáceis de quebrar quando atingidos, por exemplo, por a queda de objetos, ou em situações de grandes variações térmicas.

Para além destas questões, podem ser escorregadios, nomeadamente ao fim de algum tempo de uso, o que os pode tornar perigosos, especialmente quando molhados.

Deck Compósito

O deck compósito é um material que, normalmente, combina fibras de madeira com polímeros (plásticos), proporcionando a estética da madeira natural, mas com maior durabilidade e manutenção reduzida.

Quando de elevada qualidade é considerado uma excelente opção de deck para varanda, jardim, piscina ou terraço, oferecendo uma combinação de durabilidade, estética atraente e manutenção reduzida que o torna ideal para uso exterior, nomeadamente devido aos seguintes fatores:

  • Elevada durabilidade e longevidade: a sua resistência à decomposição, ao apodrecimento, à descoloração e aos danos causados por insetos, mantendo a sua aparência e integridade estrutural por muitos anos, sem necessidade de manutenção ou substituição frequente;
  • Baixa Manutenção: Uma das principais vantagens do compósito é a sua baixa necessidade de manutenção. Ao contrário da madeira natural, não requer tratamentos com selantes ou pinturas para manter a sua aparência ou resistência aos elementos. A limpeza regular com água e detergente neutro é geralmente suficiente;
  • Máxima segurança e conforto: é um pavimento extremamente antiderrapante, mesmo quando molhado, e a sua superfície é livre de nós e farpas, proporcionando mais conforto para caminhar com pés descalços. Permite o escoamento da água para debaixo do deck, eliminando assim a possibilidade de grandes empossamentos;
  • levada resistência aos elementos climáticos e atmosféricos: incluindo chuva, neve, calor e exposição aos raios UV;
  • Design elegante e intemporal: Oferece uma ampla gama de cores, texturas e acabamentos que podem imitar a aparência da madeira natural;
  • Uma alternativa sustentável: Para quem se preocupa com o impacto ambiental, o deck compósito é uma alternativa mais sustentável devido à sua durabilidade, a facilidade de manutenção e a sua reciclabilidade.

 

Apesar de poder apresentar um custo inicial mais elevado, apresenta uma boa relação custo-benefício a longo prazo, devido à sua durabilidade e baixos custos de manutenção.

Sabia mais sobre deck compósito.

Escolha a solução e a cor que melhor se enquadra no seu projeto!

Portefólio

Peça um orçamento

Quer saber mais acerca do deck compósito?  Contate-nos!